Enviar ArtigoGostou do nosso site? Então contribua com um artigo!

JOSÉ SÓCRATES – DESCOBERTA A VERDADE SOBRE CONTRATO DA CASA DE PARIS

Para esconder o facto de ser proprietário do apartamento na Av. Président Wilson, José Sócrates fez um falso contrato de arrendamento com Carlos Santos Silva. Mas a tramoia foi descoberta – e uma conversa em que dá ordens ao amigo não deixa dúvidas sobre quem é o dono da casa.

José Sócrates e Carlos Santos Silva celebraram um contrato de arrendamento fictício, com data falsificada, para esconder o verdadeiro proprietário do apartamento sito na Av. Président Wilson, em Paris. O contrato foi efectuado em 2014 com data de Dezembro de 2012.

O estratagema foi montado depois de uma notícia do Correio da Manhã sobre negócios imobiliários entre Sócrates e Santos Silva ter alertado os dois homens para o perigo de uma investigação sobre o assunto.

Para a elaboração do contrato, utilizaram os serviços de Gonçalo Trindade Ferreira, advogado de Santos Silva – ao qual coube forjar o documento com a ajuda de um escritório parisiense de advogados peritos em direito fiscal, Gozlan & Parlanti Associés, onde Gonçalo Ferreira se deslocou em Janeiro de 2014.

No regresso a Lisboa, o advogado trará a garantia dos colegas franceses de que tratariam da escritura com carácter retroactivo, bem como de outras diligências necessárias para que não fosse deixado rasto.

O referido documento (que foi recuperado mais tarde numa busca) possuía as seguintes cláusulas: duração de seis meses, com início a 1 de Janeiro de 2013 e fim a 30 de Junho desse ano; um valor mensal de três mil euros; um depósito de garantia de três mil euros, que devia ser feito aquando da assinatura do contrato; pagamento da primeira renda aquando da entrega da chave do imóvel; e pagamento da renda no primeiro dia de cada mês.

Para dar mais realidade ao embuste, Santos Silva teria de emitir um recibo a Sócrates e declarar esse rendimento em França.

Comentar este artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *