Enviar ArtigoGostou do nosso site? Então contribua com um artigo!

Hospital São José falhou com David

hospital-sao-jose-falhou-com-david

O hospital de São José (HSJ), em Lisboa, falhou no atendimento de David Duarte, de 29 anos, que morreu no dia 14 de Dezembro de 2015, enquanto esperava por uma cirurgia para tratar um aneurisma roto, conclui a Entidade Reguladora da Saúde.

A conclusão da reguladora é reforçada com o reconhecimento pelo director de neurociências da unidade de que uma cirurgia precoce teria evitado a morte do jovem.

“Houve falhas no acesso e na qualidade dos cuidados prestados pelo HSJ ao utente, uma vez que a unidade não possuía capacidade para a prestação de cuidados específicos, nomeadamente a realização de cirurgia, por falta de recursos humanos especializados”, sublinha a ERS.

Acrescenta que, apesar dos sinais de agravamento clínico, a unidade não procurou uma alternativa efectiva de acesso aos cuidados quer através da convocação da equipa necessária para a cirurgia, da transferência do utente para outra unidade hospitalar ou através da adopção de uma intervenção de tipo “life saving”, para lhe salvar a vida.

A assessoria do Hospital de São José confirma ter sido notificada pela ER que aguarda a conclusão do processo, após ter exercido o direito ao contraditório.

Comentar este artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *