Enviar ArtigoGostou do nosso site? Então contribua com um artigo!

Corrupção custa a Portugal 18,2 mil milhões por ano

Portugal tem custos com corrupção e os custos são de 18.2 mil milhões de euros. O número é grande e é mais do que, por exemplo, o orçamento anual para a Saúde.

Os dados foram apresentados num documento do final do ano passado, elaborado pelo grupo do Parlamento Europeu dos Verdes/Aliança Livre Europeia.

Este documento visa não só Portugal mas a Europa inteira, onde os custos da corrupção estimam-se em 904 mil milhões de euros anuais.

Portugal está assim no 11.º lugar, dos 28 Estados-Membros, com a fatura mais pesada da corrupção, que corresponde a 7.9% do PIB.

Se fosse redistribuído por toda a população portuguesa, o valor perdido para a corrupção daria 1.763 euros por ano a cada português, refere o relatório.

O documento refere ainda que, de acordo com um estudo da Eurostat efetuado em 2017, 54% dos portugueses acreditava que a corrupção tinha subido nos últimos três anos anteriores e apenas 4% diziam que tinha diminuído.

Grécia e Bulgária são os outros países onde o peso das perdas decorrentes da corrupção é maior: 14% em ambos os casos, refere o Jornal de Negócios.

Comentar este artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *