Enviar ArtigoGostou do nosso site? Então contribua com um artigo!

Cerca de 40% do valor da factura da EDP não é para pagar a electricidade – saiba tudo aqui!

As rendas da EDP vão custar 470 euros a cada consumidor

Cerca de 40% do valor pago mensalmente pelos consumidores vai directamente para custos como a garantia de potência ou o preço especial de produção da energia eólica.

As dívidas dos consumidores nacionais às empresas produtoras de electricidade totalizam 4,7 mil milhões de euros, em rendas e outros custos do sistema eléctrico. Este valor significa que, cada português, deve cerca de 470 euros, mais juros, que terão de ser pagos até 2024 de forma faseada na factura mensal da luz, segundo noticia esta quarta-feira o Jornal de Notícias.

O montante correspondente ao défice tarifário tem vindo a aumentar anualmente já que é utilizado, por decisão política, para travar os aumentos aumentos do preço da electricidade. Grande parte do valor é devido à EDP, segundo os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), divulgados pelo JN.

Os consumidores pagam ainda todos os meses na factura da luz rendas que estão agora a ser investigadas. Cerca de 40% do valor pago mensalmente vai directamente para custos como a garantia de potência ou o preço especial de produção da energia eólica.

Comentar este artigo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *